Seja bem vindo(a), Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017
Políticos 1

Imagens inesquecíveis, muitas delas com forte contexto histórico, as quais, de certa forma, são um testamento de minha carreira de homem público. Confira!


Com certeza, poucos itapirenses tiveram o privilégio de um convívio mais próximo com o saudoso  Deputado Federal Ulisses Guimarães como foi meu caso, em diversas oportunidades. Para os mais jovens, que não o conheceram, foi o símbolo da redemocratização do País, quando presidiu no período mais conturbado do antigo regime militar (1964-1985) o único partido de oposição, o MDB, que anos depois, no começo do processo de redemocratização, tonar-se-ia o atual PMDB. Em 1984 ganhou o apelido de senhor "Diretas-Já" em alusão ao fato de comandar a inesquecível mobilização nacional pelo direito do povo brasileiro em poder escolher novamente seu presidente da República. Em 1988, já com a democracia reestabelecida, presidiu a Assembléia Nacional Constituinte, que formatou o atual arcabouço legal (a Constituição) do país. Em 1989 foi candidado do PMDB na eleição que conduziu Fernando Collor à presidência. Teve um final envolto de mistério, quando um helicóptero que conduzia a ele,sua esposa Mora e o ex-Senador Severo Gomes, caiu no litoral fluminense em 1992, e até hoje nenhum vestígio da aeronave, nem dos corpos, foi  encontrado.




Outra figura mítica da política nacional foi o ex-senador e ex-governador André Franco Montoro, pessoa que se primava pela absoluta correção e com o qual, tive um relcionamento bastante próximo, chegando, inclusive, a frequentar sua casa em diversas oportunidades, em São Paulo. Montoro faleceu em 16 de julho de 1999 e deixou um profundo vazio nos meios políticos da Nação.



Eu e o ex-governador Orestes Quércia, pessoa,a qual, reputo ser um dos políticos mais inteligentes que já conheci. Ele governou São Paulo de 1987-1990, vencendo uma eleição dificílima onde concorreu com dois favoritíssimos, Paulo Maluf e o empresário Antonio Ermírio de Moraes. Conseguiu, depois, eleger como seu sucessor, Luiz Antonio Fleury Filho.



Eis aí outro ícone do "tucanato", ex-senador e ex-governador Mário Covas, quando visitou Itapira em 1998, para participar de um sorteio de casas populares levado no Itapirão. Foi, sem dúvidas, uma das maiores reservas morais do cenário político nacional. Covas faleceu em 06 de março de 2001.



Senacional pessoa humana, grande administrador e político, o ex-governador Geraldo Alckmin, atual Secretário de Desenvolvimento do governo paulista, é uma pessoa com a qual tenho mantido contato regularmente por causa de minhas atuais atribuições. Sob sua pasta, estão alguns dos mais importantes projetos do atual governador José Serra, com os projetos de criação de ETECs e FATECs. Segundo institutos de pesquisas de maior seriedade, seu nome aparece liderando com folga as intenções de voto para a sucessão de Serra.



Outro flagrante de Alckmin, este aí feito no começo desta década, quando aqui esteve na condição de governador para inaugurar as obras de duplicação da SP- 147 (Itapira-Mogi Mirim). Nesta foto ele era recepcionado por correlegionários e autoridades na sede da Sociedade Recreativa Itapirense.



Uma imagem marcante onde apareço ao lado do lendário ex-governador (do Rio Grande do Sul e mais tarde do Estado do Rio de Janeiro) Leonel de Moura Brizolla, autêntico símbolo do cenário político nacional, por sua militância trabalhista ( era líder do PTB, mas perdeu queda de braço com a ex-deputada Ivete Vargas em 1979, quando ambos regressaram do exílio, pelo registro do PTB. Brizolla acabou então, fundando o PDT) e por sua resistência à ditadura Militar. A cena acima onde aparece também o vereador Toninho Orcini, foi durante a campanha de Francisco Rossi para o segundo turno da eleição para o governo de São Paulo, em 1994.



Duas autoridades de primeiro escalão da política estadual, quando ainda eram mocinhos, recém eleitos Deputado Federal e Deputado Estadual, respectivamente, Gilberto Kassab, atual prefeito de São Paulo e Rodrigo Garcia, que também já exerceu a presidência da Assembléia Legislativa de São Paulo - ALESP, hoje Deputado Federal. Nesta ocasião,  foram recepcionados na residência do atual presidente da ALESP, deputado Barros Munhoz.



Esta foto merece atenção especial por causa do personagem central, Deputado Federal Aloysio Nunes Ferreira Filho, atual Secretário Chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, que foi Ministro da Justiça e Chefe da Casa Civil no governo FHC, oportunidade na qual, canalisou para itapira recursos a fundo perdido que somavam na época mais de R$ 20 milhões de reais. Só por essa ajuda, merece figurar entre os grandes homens públicos que se relacionam com a população local. A foto acima foi feita no campo de futebol da Vila Izaura.



Nas minhas disputas eleitorais, tive a felicidade de ganhar muita experiência sendo candidato a Deputado Estadual em 1990, quando fiz dobradinha com  dois nomes célebres da política estadual, o governador José Serra e o ex-prefeito de Campinas, José Roberto Magalhães Teixeira ( O Grama, apelido dado por causa de sua cidade natal, S.Sebastião da Grama, região de S.João da Boa Vista), que faleceu em 1996. Na foto aparecem ao lado dele também, o ex-prefeito de Lindóia, Ernesto Tardelli e meu inesquecível amigo e parceiro e ex-prefeito de Itapira, José Casimiro Rodrigues,ambos já falecidos.



Gente Fina! Não só por causa de sua nacioalmente folclórica estatura. O  Senador Marco Maciel sempre se notabilizou por ser uma das maiores e brilhantes mentes da vida política nacional e me orgulho em ter feito esta foto ao lado dele numa de minhas idas a Brasília.



Mau na foto! Nestas andanças pelos corredores do Poder Central em Brasília, vezes ou outras, deparávamos com figuras de destaque do cenário político e era comum pedirmos a gentileza de um registro fotográfico. Neste aí, o ex-governador de Minas Gerais e ex-vice-presidente no último dos governos militares, Aureliano Chaves, tinha dado seu consentimento e tudo ia bem até que meu amigo de Câmara, Dirceu de Oliveira, lá ao fundo, tratou de desviar a atenção dele.



Uma das visitas que eu , Caisimiro e Antonio Carlos Sette, empreendemos a São Paulo, no gabinete do ex-vice-governador, Almino Afonso, sempre lutando e conseguindo inúmeras conquistas para nosso povo.

Registro do apoio levado na residência do próprio candidato ao governo de São Paulo( segundo-turno), em 1998 por todo grupo político  liderdo por  Munhoz, do qual, eu como parte integrante, também fiz parte. Mas deixou aqui uma ressalva: trata-se de um tipo de apoio do qual me arrependi e que, certamente, nunca mais iria repetir. Danbdo uma espiada na foto, a gente observa outras presenças que não aquelas da comitiva itapirense, como o ex-prefeito de Holambra, Celso Capatto, e do atual prefeito de Limeira, Silvio Felix.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste blog.
Qualquer imagem/texto utilizado sem nossa prévia autorização incorrerá em ato criminoso e estará sujeito às sanções legais.
2017 | Blog do Noé Massari
Desenvolvido por: Digital Web Services